lentes de contato

QUEM PODE USAR LENTES DE CONTATO?

Quem determina se o seu caso é favorável ou não para o uso de lentes de contato é o seu médico oftalmologista! As lentes de contato podem ser usadas para corrigir todos os erros de refração: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, mas apenas após uma avaliação criteriosa da sua saúde ocular e exames como a topografia (ceratoscopia) de córnea é possível indicar se a lente pode ser usada ou não e qual o melhor tipo de lente para o seu olho (gelatinosa ou rígida).

EXISTEM SITUAÇÕES EM QUE O USO DAS LENTES DE CONTATO É SUPERIOR AO DOS ÓCULOS?

Sim! Em algumas doenças como ceratocone, astigmatismos irregulares e pessoas com cicatrizes na córnea a qualidade da visão com lente de contato costuma ser bem melhor que a de óculos. Pessoas com muita diferença de grau entre um olho e outro (anisometropia) costumam ter uma qualidade de visão melhor com lentes de contato também.

POSSO COMPRAR LENTE DE CONTATO BASEADO NO GRAU DA MINHA RECEITA DE ÓCULOS?

Não! O grau da lente de contato nem sempre coincide com o grau prescrito no receituário dos óculos! Além disso, somente seu médico oftalmologista é capaz de analisar o melhor tipo de material de lente para te proporcionar a melhor qualidade de visão, como também avaliar doenças da superfície ocular, como olho seco, blefarite ou alergias que, se não tratadas, podem colocar sua saúde ocular em risco.

EM QUAIS SITUAÇÕES AS LENTES DE CONTATO PODEM PREJUDICAR MINHA VISÃO?

Dificilmente ocorrem complicações quando as recomendações passadas pelo seu médico oftalmologista são seguidas à risca! A maior parte das complicações que observo em meu consultório acontece porque o usuário das lentes gelatinosas descartáveis não respeita o prazo de descarte (usa a lente de descarte mensal por 2-3 meses ou até “rasgar”), não pratica a higienização das lentes com as soluções indicadas e com a frequência indicada e usa a lentes em lugares ou para práticas não indicadas.

SE O GRAU DA LENTE QUE EU ESTIVER USANDO ESTIVER BOM PARA MIM, POSSO COMPRAR OUTRA CAIXA COM O MESMO GRAU SEM PASSAR POR CONSULTA?

Não! Da mesma forma que você não deve mandar fazer outro óculos com o grau do óculos anterior, é imprescindível passar em nova consulta antes que o prazo das suas lentes vença! Nem sempre a sua percepção sobre o aumento ou diminuição do grau está correta. Além disso, é na consulta onde se avalia se a saúde do seu olho está em ordem para se continuar usando a lente e é um bom momento para tirar dúvidas sobre a forma correta de uso e cuidados.

PESSOAS DE QUALQUER IDADE PODEM USAR LENTES DE CONTATO?

Para fins estéticos, as lentes de contato costumam ser adaptadas quando o adolescente já é capaz de colocar e retirar as lentes sozinho e ser responsável pelos cuidados de higiene e descarte.

TENHO MEDO COMPRAR A LENTE DE CONTATO E NÃO CONSEGUIR USAR

Como qualquer habilidade que conquistamos na vida, a prática de colocar e retirar a lente de contato e cuidar dela corretamente é totalmente treinável! Só não consegue usar quem desiste logo depois das primeiras tentativas. Por isso é tão importante ser treinado pela primeira vez com quem entende do assunto!

EU “PRECISO” USAR LENTE DE CONTATO?

Em geral a procura pela adaptação de lente de contato é por motivos estéticos! Salvo em algumas doenças especificas, como o ceratocone, córnea irregular ou anisometropia (diferença grande de grau entre um olho e outro) em que a visão de óculos não é satisfatória, as pessoas optam por usar lente de contato por questões estéticas ou funcionais (uso de máscara embaçando os óculos, dificuldade de usar óculos para praticar determinados esportes, etc).

PASSO A PASSO PARA CUIDAR BEM DA SUA LENTE GELATINOSA

1- Lave bem as mãos com sabonete neutro (sem hidratante) sempre antes de manipular a lente.
2- Ao retirar as lentes dos olhos, coloque ela na palma da mão e esfregue os dois lados da lente com uma solução multipropósito (Optifree, Renu, Biotrue)
3- Preencha o estojo da lente com a solução multipropósito até que seja suficiente para cobrir a lente.
4- A solução do estojo deve ser trocada todos os dias que a lente for utilizada, lembrando de lavar o estojo com água e sabão neutro.
5- Trocar o estojo preferencialmente a cada 3 meses.
6- Ao retirar a lente do estojo para uso, enxaguar novamente na solução multipropósito antes de colocar a lente nos olhos.
7- Se for passar maquiagem é preferível já estar com a lente nos olhos e retirá-las antes da remoção da maquiagem. A maquiagem pode diminuir o tempo útil da lente por deixar resíduos.
8- O prazo de descarte deve ser contado a partir do momento da abertura do blister. Após sua abertura, a lente de contato não estará mais estéril e portanto mesmo que não seja utilizada diariamente o prazo de validade deve ser respeitado.
9- Dormir com as lentes não é recomendável.
10- Utilizar a lente em ambientes como piscina, banheiras de hidromassagem, ofurôs e mar pode, além do risco de se perder as lentes, contaminá-las com fungos, bactérias e protozoários, podendo levar a infecções gravíssimas no olho. Converse com seu oftalmologista em caso de dúvidas.
11- As lentes jamais devem ser limpas ou conservadas com água de torneira ou filtrada, soro fisiológico, saliva ou outros tipos de solução, pelo risco de contaminação.
12- As lentes de contato são sempre de uso pessoal (não devem ser jamais compartilhadas).
13- É importante que o usuário de lente de contato mantenha sempre um óculos com grau atualizado para fazer um “descanso diário” da lente por algumas horas. É importante também ter o óculos à disposição para eventuais intercorrências que possam acontecer e que impeçam o uso da lente como conjuntivites, irritação nos olhos, hordéolo (tersol), etc.
14- Nunca insistir com o uso das lentes se: elas estiverem rasgadas ou com as bordas danificadas, sujas ou com manchas ou se olhos apresentarem qualquer sinal de desconforto (com as lentes nos olhos ou ao retirá-las), vermelhidão, secreção, manchas na córnea e diminuição da visão (embaçamento). Procurar imediatamente o oftalmologista caso esses sintomas aconteçam.

Rua Padre Haroldo, 436 – Capivari SP – CEP 13360-000