Óculos não tem data de validade, ao contrário das lentes de contato. 

Há épocas da vida que o grau muda com uma velocidade mais rápida, às vezes num ciclo de tempo de meses, como por exemplo tem acontecido com essa geração de adolescentes míopes que podem aumentar 0.50, 1.00, 1.50 num prazo de 6 meses. 

Na infância também é comum o grau mudar bastante à medida que os olhos vão aumentando de tamanho. A criança normalmente nasce com uma hipermetropia alta e esse grau costuma ir diminuindo conforme vai chegando a adolescência. Por isso, o acompanhamento até os 7 anos de idade é feito a cada 6 meses. 

Outra época da vida que o grau costuma mudar rápido é dos 40 até os 55 anos aproximadamente, que coincide com o aparecimento da presbiopia (vista cansada para perto). A diferença de grau necessário para longe pode chegar a ser até de 3 graus. 

Na terceira idade pode haver mais um período de mudança rápida de grau quando aparece a catarata. A depender do tipo da catarata pode haver aumento da miopia e diminuição da hipermetropia. Algumas tem o efeito inverso e outras tambem podem interferir com o astigmatismo. 

Depois de se operar da catarata pode haver necessidade de continuar o uso dos óculos, mas o grau não costuma variar tanto. 

Não é necessário trocar seus óculos se: 

  1. Não houve uma mudança significativa no seu grau 
  2. Se os óculos não estiverem riscados, nem com a película do anti-reflexo estragada 
  3. Se a armação não estiver torta, caindo do rosto ou muito apertada 
  4. Se você, apesar de ter havido mudança no grau, você vá fazer uma cirurgia refrativa ou de catarata muito em breve.