Como a maioria das doenças crônicas, o glaucoma requer o uso contínuo de colírios para o seu controle. 

O glaucoma é uma doença que causa a atrofia do nervo optico levando à cegueira irreversível e o principal mecanismo que causa esse problema é o aumento da pressão intraocular. 

Os colírios tem a função de diminuir a produção do humor aquoso e/ou facilitar seu escoamento, de forma a diminuir a pressão intraocular e assim manter a doença sob controle. 

A boa notícia é que com a quebra das patentes de alguns medicamentos, os custos diminuíram um pouco. Existem outros colírios um pouco mais antigos que tambem tem um custo ainda mais acessível: cerca de r$7,00 a r$ 8,00. 

Mas à medida que há necessidade de se somar mais de uma droga, às vezes até 4 tipos diferentes, o custo pode ficar inviável, chegando na faixa dos 300 a 400,00 reais mensais, o que representa hoje quase 1/3 de um salário mínimo. 

Usar 3 ou 4 colírios pode também fazer com que haja mais esquecimento dos horários dos colírios, tornando o tratamento, além de caro, ineficaz. 

É possível minimizar os custos usando colírios que reunem 2 ou 3 drogas num só frasco. Normalmente o preço é menor do que se usar cada droga separadamente, além de facilitar muito o uso. 

Mas o que pouca gente sabe é que o custo pode ser zero: é possível conseguir esses colírios através do programa de medicação de alto custo das prefeituras, mesmo quando você não faz o acompanhamento pelo sus. 

Para isso você precisa levar ao seu médico um formulário que deve ser preenchido e renovado a cada 6 meses. 

O melhor tratamento é aquele que você consegue pagar e principalmente aquele que você consegue usar. 

Pode contar com a minha ajuda!